quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Recomendo... ²


A narrativa "Os Cigarras e os Formigas" de Maria Clara Machado conta-nos a história de Billy Cigarra e Julieta Formiga, jovens que se amam e que por desavenças familiares não podem ficar juntos. As diferenças de personalidade entre as famílias de ambos geram muitos conflitos, porém as dificuldades que lhe são impostas apenas contribuem para que seu relacionamento torne-se maduro.


O caráter trabalhador dos Formigas não combina com o jeito liberal dos Cigarras. Por isso, depois de voltar de férias, Billy pensa em raptar Julieta diante da impossibilidade de casar com ela. Haroldinho e suas tias, as irmãs Batistas, ao saber disso aproveitam-se da situação para piorar a imagem do rival diante dos pais de Julieta. Põem em prática o plano de sequestrar a filha dos Formigas e culpam Billy Cigarra por tal fato. 


Mas, o filho da senhora Cigarra e Amadeu Formiga descobrem as ideias maquiavélicas de Haroldinho e de suas tias e resgatam Julietinha das garras de um bandido "honesto". Diante disso, as famílias rivais fazem as pazes. Ao comprovar que está realmente trabalhando, Billy consegue permissão para casar com a princesinha dos Formigas. Haroldinho, por sua vez, começa a namorar Maria Rubina, irmã de Billy.


*Caracterização dos Personagens*


Dona Canária Cigarra: É cantora de música lirica, no momento está desempregada e faz "bicos" nas boates. Possui dois filhos e vive sempre de bem com a vida.


Maria Rubina Cigarra: Trata-se de uma menina muito bonita, possivelmente não gosta de estudar, possui estilo e personalidade própria. É apaixonada por Haroldinho Batista e faz de tudo para conquistá-lo.


Dona Judith Formiga: É uma mãe modelo e dona-de-casa exemplar. Cuida muito bem da filha Julieta e vive para seu marido Amadeu Formiga.


Amadeu Formiga: É funcionário público e trabalhador incansável. Pai super-protetor, ama a esposa Judith e a filha Julieta.


Irmãs Batista: São fofoqueiras, gostam muito do sobrinho Haroldinho, fazem de tudo pela felicidade dele, até mesmo coisas ilegais.


Haroldinho Batista: É estudioso e covarde. Acha que gosta de Julieta, porém não tem certeza, visto que sente atração por Maria Rubina.


Julieta Formiga: Menina estudiosa, inteligente e meiga. Gosta do Billy Rubina Cigarra, em quem enxerga a esperança de liberdade.


Billy Rubina Cigarra: É cantor, bonito, ama Julieta Formiga e é sustentado pela música. Não gosta de acordar cedo e nem de trabalhar, sempre alegre e sorridente, só decidiu trabalhar para poder se casar com Julietinha.


Beijos a todos


P.S.: Leiam a obra! rs

Um comentário: